quarta-feira, 15 de março de 2017

Venda de genéricos cresce 162% em sete anos


Os dados de 2016 referentes às 27 maiores redes do varejo farmacêutico nacional, afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), apontam que o comércio de genéricos cresceu 162,6% nos últimos sete anos em razão do crescimento da oferta de medicamentos do gênero e do baixo custo em relação aos remédios de referência.
Pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) mostra que o segmento movimentou R$ 4,66 bilhões nas maiores redes do país em 2016. O resultado representa um crescimento de 13,87% em relação ao desempenho do ano anterior, quando as vendas alcançaram R$ 4,10 bilhões. O índice é superior ao aumento de 10,93% na venda geral de medicamentos, que inclui remédios de marca e similares.
Para o presidente executivo da AbrafarmaSérgio Mena Barreto, “os consumidores procuram por genéricos pela atratividade do preço e para cobrir deficiências da rede pública de saúde na distribuição gratuita de medicamentos”. Ao todo, foram vendidas mais de 293 milhões de unidades de genéricos no ano passado, 24 milhões a mais do que em 2015.
Na tabela abaixo, pode-se verificar a variação no aumento da venda de genéricos desde 2010. Embora haja diferença no ritmo de crescimento, o segmento não deixou de perder força ao longo do período. Nos últimos sete anos, a participação dos genéricos no faturamento total das grandes redes associadas oscilou entre 10,4% e 11,9%.

AnoValorVariação (%)
(sobre o ano anterior)
2010R$ 1.778.053.54421,21%
2011R$ 2.481.708.61826,91%
2012R$ 3.153.807.58225,17%
2013R$ 3.509.053.83211,26%
2014R$ 3.732.895.8126,38%
2015R$ 4.101.02077011,74%
2016R$ 4.669.670.23013,87%
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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