O pioneiro programa Carreta de Saúde da Novartis percorrerá Minas Gerais nesta semana. O foco serão cidades do Triângulo Mineiro e da região Centro-Oeste do estado. Desde 8h30 e até 17h desta terça-feira, dia 7, a população de Uberaba poderá realizar gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase e tuberculose.
O caminhão itinerante utilizado no projeto, com cinco consultórios e um laboratório, seguirá então para Ibiá, Dores do Indaiá e Estrela do Indaiá, respectivamente nos dias 8, 9 e 10. A previsão é de que outros municípios mineiros sejam beneficiados no próximo mês de abril.
Com o programa, criado em 2009, a companhia estima já ter atendido 20 mil pessoas em 18 estados e diagnosticou mais de 2 mil novos casos de hanseníase. As técnicas aplicadas no tratamento para essas doenças também são compartilhadas com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Novartis mantém este centro de saúde móvel em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O objetivo principal é, até 2020, erradicar a hanseníase no Brasil, que figura em segundo lugar entre os países com maior incidência de novos casos por ano – de 25 mil a 30 mil. O país também compõe o grupo de 22 nações que concentram 80% dos pacientes de tuberculose no mundo.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Nenhum comentário:
Postar um comentário