Em 2014, a publicação da Lei nº 13.021 estabeleceu um novo marco para a saúde ao definir as farmácias como estabelecimentos que podem prestar serviços clínicos, de assistência farmacêutica e de orientação à saúde para a população. Hoje, o modelo já está presente em 100% dos estados brasileiros e no Distrito Federal.
Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), 595 salas de atendimento personalizado estão espalhadas por 140 municípios. O programa tem a adesão de 20 das maiores redes do varejo farmacêutico nacional e, até o fim do ano, as projeções indicam a existência de cerca de 800 clínicas do gênero no país.
“O modelo de assistência farmacêutica não substitui o médico, mas funciona como um elemento complementar para orientar e garantir maior adesão ao tratamento. É uma iniciativa que pode mudar a face da saúde brasileira e ainda uma ferramenta potencial para as drogarias fidelizarem clientes”, pontua Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Nenhum comentário:
Postar um comentário