O Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da Food and Drug Administration (FDA) registrou um recorde histórico no último ano. O órgão de regulamentação norte-americano oficializou a aprovação completa ou provisória de mais de 800 remédios genéricos no período.
Em 2015, foram computadas 726 aprovações. Grande parte dos medicamentos introduzidos no mercado é patente de algum produto de marca, que não possuía nenhuma versão genérica.
A FDA destaca a importância desses medicamentos para ampliar o acesso à saúde e impulsionar a concorrência no varejo farmacêutico local. No entanto, Kathleen "Cook" Uhl, diretora do setor de genéricos da entidade, considera que muitos avanços ainda são necessários. “Podemos ampliar ainda mais o relacionamento entre a indústria, a comunidade de pesquisa, médicos e legisladores, para estimular o consumo desses medicamentos”, analisa. Estima-se que as vendas de genéricos correspondam a 60% das prescrições nos Estados Unidos e 21% do faturamento total das redes varejistas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Nenhum comentário:
Postar um comentário