quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Botox X Paralisia Cerebral: Tratamento e Qualidade de Vida


Leticia Fernandes

A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região. Existem diversos nomes comerciais, o botox é o nome mais conhecido da toxina botulínica. A toxina botulínica tem subtipos como A, B, C, a utilizada em medicina é a tipo A.
A paralisia cerebral ocorre devido ao desenvolvimento anormal do cérebro, causando distúrbios congênitos que afeta o movimento, tônus muscular ou a postura, geralmente antes do nascimento. Os sintomas incluem reflexos exagerados, membros moles ou rígidos e movimentos involuntários.
Inicialmente, a criança com paralisia cerebral tem dificuldades para adquirir posturas, como firmar a cabeça e sentar-se sozinha. Na maioria dos casos, o quadro evolui a espasticidade muscular - uma rigidez excessiva do músculo. A criança fica impossibilitada de esticar e relaxar a musculatura. Além disso, surgem problemas para a realização de movimentos, impedindo atos simples como sentar e escovar os dentes.
A doença não tem cura. O tratamento alia o uso de medicamentos à terapia de reabilitação, que envolve equipe multidisciplinar, com grande destaque para o trabalho de fisioterapia. Nessa gama de opções, a toxina botulínica do tipo A (sendo o nome comercial mais conhecido Botox) tem se mostrado bastante eficaz.
No tratamento com Botox, a aplicação da toxina é feita através de injeções dadas diretamente nos músculos afetados, o que garante um efeito mais localizado e rápido, quando comparado com o uso de medicamentos orais. O tratamento com Botox, portanto, não só é altamente benéfico para um efeito de curto prazo de alívio e bem-estar para a criança, como também prepara o terreno para que as manobras de fisioterapia sejam feitas com mais tranquilidade, visando resultados de médio e longo prazo, auxiliando no desenvolvimento daquele indivíduo.
Ao falarmos de tratamento com Botox, estamos falando, consequentemente, tanto de um ganho imediato de qualidade de vida, quanto da abertura de grandes perspectivas de desenvolvimento para as próximas etapas da vida dessa criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário